Apartamento pequeno: em 30 m² espaço para tudo! Graças à marcenaria

Este apê em Curitiba se vale de um projeto arguto, capaz de usar a marcenaria detalhada e os tons claros a favor de um espaço convidativo e charmoso

02-apartamento-pequeno-em-30-m2-espaco-para-tudo-gracas-a-marcenaria

04-apartamento-pequeno-em-30-m2-espaco-para-tudo-gracas-a-marcenaria

06-apartamento-pequeno-em-30-m2-espaco-para-tudo-gracas-a-marcenaria

O predinho baixo de apenas três andares, a rua tranquila e o valor camarada do condomínio seduziram a educadora física Eloisa Mara Souza, cansada de pagar aluguel. Sim, quele apartamento ainda em obras no bairro de Água Verde, na capital paranaense, caberia em seu orçamento. Entretanto, o primeiro imóvel dela impunha um grande desafio: como viver confortavelmente – com graça e funcionalidade – em exíguos 30 m²?

A tarefa encontrou o arquiteto Leandro Garcia, que concebeu um projeto sintonizado com as necessidades da intensa rotina da proprietária. “Fico fora o dia todo, pois dou aulas e só volto à noite. Assim, não queria nada que eu não usasse efetivamente, e sim um lar prático e fácil de manter, com tudo à mão, bem organizado”, comenta Eloisa. Na época da compra, há dois anos, o edifício estava quase finalizado. Durante os seis meses que teve de esperar para se mudar, ela pôde alinhar com a construtora a personalização contemplada nos desenhos de Leandro e, nos três meses finais, dar início à obra em si.

Como não havia lugar para sala e cozinha amplas, o arquiteto priorizou a primeira, já que a moradora não costuma comer em casa. “Tirei o maior proveito possível de cada canto. Desse modo, estar e jantar ocupam exatamente o mesmo local. Isso foi viável graças a uma mesa multiuso e com altura regulável. Baixinha, ela funciona como apoio para o sofá. Mais alta, fica na medida certa para servir refeições”, relata ele. Em vez de intervenções mais agressivas na planta, o engenhoso detalhamento da marcenaria deu conta dos maiores dilemas, como o de criar áreas de armazenamento. “O trabalho correu tranquilo, e adorei o resultado. Desde o início, confiei na capacidade de Leandro para conseguir encaixar tudo de que eu precisava”, aprova Eloisa.

Três momentos

A obra não precisou derrubar paredes nem fazer grandes alterações na planta original, que setoriza os usos em porções bem definidas: alas íntima, social e de serviço.

planta-apartamento-pequeno-em-30-m2-espaco-para-tudo-gracas-a-marcenaria

Trânsito livre. Antes alinhadas com a parede de trás da cozinha, as portas do banheiro e da lavanderia mudaram de lugar a fim de aumentar esses dois cômodos. Para isso, foi preciso levantar as divisórias que formam o nicho da cozinha. Assim, sobrou espaço para a circulação.

Área: 30 m²; Engenheiro civil: Anderson Hirata; Mestre de obras: Hugo Siqueira; Iluminação: É Iluminação; Marcenaria: Ad Marcenaria

Fonte: Casa.com.br

Esta entrada foi publicada em Apartamentos, Construção e Roforma. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *